quinta-feira, 23 de abril de 2020

Tempos Modernos de PANDEMIA

                  DENGUE! A DOENÇA QUE NÃO ESTÁ NOS HOLOFOTES DA MÍDIA

     Atualmente o Globo Terrestre está sofrendo com a PANDEMIA do Covid-19, o mundo está em uma força tarefa para descobrir novas medidas para combater esse vírus mortal, presente nos dias atuais.

     O Coronavírus já atingiu mais de 2,6 milhões de pessoas contaminadas no mundo todo, sendo que 732 mil já se recuperaram e outras 187 mil pessoas vieram a óbito. ( Fonte: Universidade Johns Hopkins). No Brasil, , 46.348 casos confirmados e 2.934 mortes e 14.026 casos de recuperação.
     Os olhos do mundo se voltaram para o Covid-19 e tiraram o "foco" do combate ao mosquito da DENGUE que é tão letal e perigoso quanto o vírus pandêmico da atualidade.
     Como nossos agentes de saúde estão agindo em combate ao mosquito da Dengue?
     Abaixo segue os principais sintomas da Dengue:
  • Febre alta > 38,5ºC
  • Dores Musculares Intensas
  • Dor ao movimentar os Olhos
  • Mal estar
  • Falta de Apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas pelo Corpo
      A infecção por dengue pode ser assintomática ( sem sintomas ), leve ou grave sendo que, nesse último caso poderá levar a pessoa até a morte. A primeira manifestação da Dengue é a febre alta, entre 39º e 40ºC, que dura entre 2 e 7 dias, acompanhadas de dores de cabeça e no corpo ( DENGUE MATA ). 
     Em 2020 houve um crescimento de 19% , nas 5 primeiras semanas do ano, em comparação ao ano anterior, sendo que já ocorreram 14 mortes em todo o pais até o momento, sendo que no Paraná há uma média de 220 casos para cada 100 mil habitantes. 
   Os dados de Dengue no Paraná, dispararam e impressionam. Segundo informações apuradas, o período de maior incidência foi no mês de março, juntamente com o aparecimento do Covid-19.
   O Aedes é um mosquito doméstico. De cada 10 criadouros, 8 estão dentro da casa das pessoas. É preciso sensibilizar ainda mais as pessoas de que o risco é real, tanto quanto outro vírus pandêmico.
   Para combater a DENGUE devemos manter nosso ambiente limpo, arejado e fazermos a constante vigilância em nosso quintal e vasos. Água parada ainda é e continuará sendo o grande inimigo número 1 em combate a essa doença: "Não dá para esperar o poder público limpar o seu quintal".
    Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo, deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população, devemos seguir os protocolos de prevenção da OMS.
   

DENGUE MATA! Não causa o distanciamento SOCIAL e sim o distanciamento ETERNO! NÃO BRINQUE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário