quarta-feira, 27 de março de 2019

SÃO GABRIEL QUE A GESTÃO MUNICIPAL NÃO TEM INTERESSE

MORADORES DA ROBERTO SGODA PEDE SOCORRO
                         Colombo há anos vem sofrendo com o descaso do poder público.
     Moradores da rua Roberto Sgoda, localizada no bairro São Gabriel em Colombo, solicitam a visita da prefeita, para ver qual é a situação que os mesmos passam constantemente.
     De acordo com os relatos dos moradores, eles não trafegam em um espaço terrestre e sim numa órbita lunar ou em cima de um queijo "SUIÇO", devido a quantidade de buracos nesse logradouro.
     Senhora prefeita e senhor secretário de obras, os moradores dessa rua estão apenas solicitando os seus direitos, clamando pelo serviço público! Os moradores estão deixando de utilizar seus transportes particulares para evitarem maiores prejuízos. O que precisa ser feito, para esses moradores serem vistos e atendidos pelo poder público? Até quando teremos que expor em mídias as nossas reclamações?
Acorda COLOMBO! O bairro SÃO GABRIEL está descoberto pelo poder público e sem representatividade. Esse blog vem atender as solicitações dos moradores do São Gabriel, especificamente dos moradores da RUA ROBERTO SGODA.

DENÚNCIAS, RECLAMAÇÕES E SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DE SINDICÂNCIA

PAIS RECLAMAM DE MAUS TRATOS, AOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ERNESTO FERREIRA SANTIAGO
     Ontem ocorreu uma reunião entre a direção e coordenação da Escola Municipal Ernesto Ferreira Santiago, alguns pais e alunos.
     É inadmissível uma escola recém inaugurada com tantos problemas e reclamações. Ainda nem foram resolvidos os problemas estruturais da escola e a mesma já se depara com denúncias gravíssimas, sobre os tratamentos que algumas crianças , estão recebendo.
     Durante a reunião, a diretora escolar tomou conhecimento da gravidade das situações. Foram abordados as seguintes situações: Semana passada, um aluno compareceu dentro da escola com arma branca, as portas dos banheiros fechadas durante o período de aulas, alunos sendo castigados e colocados em um "paredão", por estarem conversando durante o servir do lanche, falta de atenção da equipe pedagógica aos pais ( pais não têm retorno das situações expostas e solicitadas ), portão aberto, pátio com pedras enormes, falta de quadra coberta para prática esportiva, entre outras reclamações.
     Os pais que fizeram as reclamações a este blog, pediram sigilo devido temer que seus filhos sofram represálias por parte da gestão escolar. Pois, o medo está deixando os pais em estado de alerta e gerando uma desconfiança total com essa escola.
    Durante a semana antecedente, um aluno foi embora sujo de fezes ( fez na calça ) e se sentiu muito constrangido com este fato, que por sua vez, ocorreu nas dependências da escola. Tal reclamação, foi confirmada pela mãe durante a reunião.
      Algumas crianças relataram para a diretora e coordenadoras presentes que, realmente algumas vezes encontraram o banheiro fechado, assim como, também sofreram o castigo no "tal paredão".
De acordo com a diretora, já foram identificadas as assistentes de alunos que fizeram e aplicaram os castigos, sem autorização da gestão.
     A comunidade escolar e os pais querem saber:
*Quais serão as atitudes a serem tomadas?
*As assistentes continuarão a trabalhar na escola?
*Por que a conselheira tutelar não participou da reunião?
*Por que não foi lavrado ata da reunião de ontem?
*Quanto tempo levará para sermos respeitados?
Essa escola era para ser modelo em nossa cidade, porém, está sendo : exemplo em como não ser!
     A secretaria de Educação tem a obrigação de apurar todas as denúncias e resolve-las.
    Foi percebido que há uma distância muito grande entre os pais e a gestão escolar!
    Os alunos, pais e a sociedade colombense merecem respeito.
FOTOS DA ESCOLA E REUNIÃO
Risco iminente de acidente com crianças e até mesmo com as instalações físicas do prédio

Portão aberto

Não há uma quadra coberta ou espaço coberto para o desenvolvimento de pratica esportiva

Registro de água sem proteção e externo da escola

Participação de pais e crianças na reunião

sexta-feira, 22 de março de 2019

ÁGUA É VIDA! DIA MUNDIAL DA ÁGUA

SE SOUBER USAR, NÃO VAI FALTAR!
     Dia 22/03 é comemorado mundialmente o dia da água. Essa data foi criado pela ONU para conscientizar sobre a urgência de economia desse recurso natural.

     As professoras: Andressa Viana Costa, Telma Pogogelski, Aracy Biali e Tais Seidel, trabalharam com as crianças, a importância da conscientização do uso e preservação da água, na qual garantirá a sobrevivência de todos os ecossistemas do Planeta.
   De acordo com a lei criada em 21/02 / 1993, pela ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, a água limpa e potável é um direito humano garantido.
Para ilustrar e ensinar, as professoras elaboraram atividades interativas, para que as crianças reflitam sobre o significado da água para a vida na terra.
     Segundo a professora Andressa de Mattos Viana Costa: "Sem essa conscientização, o equilíbrio e o futuro de nosso planeta estará condenado, pois os ciclos de vida da terra dependem da preservação da água" . Já a professora Telma Pogogelski salienta que : " Os recursos naturais de transformação da água potável é lento e muito limitado, a água não deve ser contaminada ou desperdiçada." E a professora Aracy Biali, faz alerta de que : "A água é um patrimônio público do planeta e, sobretudo, a natureza apenas nos empresta sua seiva natural de forma gratuita, na qual devemos saber usar de forma consciente para não gerarmos a escassez na mesma."
    As professoras elaboraram cartazes, promoveram debates e ensaios de músicas que tratam da conscientização do uso da água, que será apresentado no encerramento do mês. 
      Que essas novas gerações, levem para a vida o que foi ensinado hoje.

FOTOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA










quinta-feira, 21 de março de 2019

JOGO POLÍTICO E SUAS MALVADEZAS!

JARDIM DAS GRAÇAS: Rua dos BUTIAZEIROS e a "LENDA DO ASFALTO".
            A política de interesses pessoais reinam em COLOMBO, e quem se "ferra" é o povo.
A imagem pode conter: atividades ao ar livre
  De acordo com a legislação municipal, ao chegar em 60% do pagamento do plano comunitário de pavimentação, as obras devem ser iniciadas no máximo em 120 dias. 
   E aí prefeita, cadê nosso asfalto? Papel aceita tudo... 
  Os moradores da rua dos Butiazeiros, não aguentam mais tanta "balela" por parte dos representantes municipais. Tal porcentagem foi atingida no mês agosto de 2018, desse tempo para cá , muitas coisas aconteceram e vem acontecendo no âmbito político de Colombo. Tudo, menos a pavimentação da rua. Os moradores vem cobrando os órgãos públicos pela execução da obra que é tão esperada, mas nada acontece.
  E aí vereadores, em toda campanha, vocês aparecem em nossas residências, vendendo capacitações para nos representar e quando precisamos, cadê?
  Segundo várias reclamações de moradores da rua, o vereador do bairro, ia de casa em casa cobrar o pagamento do asfalto, para que o percentual do mesmo, fosse atingido e assim , as obras fossem iniciadas. Agora o mesmo vereador , não passa na rua e nem olha na cara dos moradores. VERGONHA! Chega de políticas de  interesses, queremos ações.
   Senhores vereadores, a lei existe para ser cumprida. Vocês são o elo de ligação entre população e serviços públicos. Até quando os moradores do Jardim das Graças serão enganados? Já se passaram 1/3 do ano e nada de máquinas nas ruas. Mas, as campanhas eleitorais estão a todo vapor!
   Lembramos que : 98% dos votos válidos do bairro foram a favor da atual gestão, e em contrapartida disso, o que ganhamos? 
O descaso.
Moradores da Rua dos Butiazeiros clamam pela execução da obra.
A imagem pode conter: céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

quarta-feira, 20 de março de 2019

ESCOLA FURTADA EM COLOMBO

A FALTA DE SEGURANÇA E MONITORAMENTO NOS PATRIMÔNIOS PÚBLICOS
     A Escola Municipal Jardim das Graças amanhece com surpresa inesperada pelos colaboradores.
     Na manhã de hoje, a Direção da escola e seus colaboradores tiveram uma ingrata surpresa ao chegar em seu ambiente de trabalho.
   Duas salas de aulas amanheceram arrombadas por marginais, vândalos. Foram furtados: microondas e alimentos da geladeira e os armários revirados. Fizeram uma algazarra nos armários das professoras, arrastaram a geladeira para tentar levar, porém não conseguiram e isso é intrigante. Será que não tiveram tempo hábil para concretizar o furto desse eletrônico? Será que os ladrões eram joviais e inexperientes demais e não tiveram forças para finalizar esse carregamento? São várias as perguntas em aberto e que a polícia deverá responder para a sociedade.
   Há tempos, esse Blog vem solicitando mais monitoramento e segurança ,pois a insegurança em nossas escolas municipais e nos bairros, vem tirando o sono dos moradores.
     Coronel Paredes, quando a Escola Municipal Jardim das Graças será atendida? Vai ser preciso fazer mais quantos pedidos de instalação de alarmes e monitoramentos? Lembramos que essas salas que foram arrombadas, são as únicas em que não há alarmes e grades de proteção. Os danos somente não foram maiores , devido as salas não serem equipadas com mais equipamentos eletrônicos ou de maior valor, entre outros.
     Até quando teremos prédios públicos sem proteção e sem monitoramento? Lembramos que em Colombo, há um contrato de parceria com empresa de monitoramento privado, é inadmissível esses furtos nos dias atuais.
     Hoje, a invasão foi para levar bens materiais, e amanhã? Queremos mais vigilância e segurança.
Jardim das Graças está abandonado e esquecido. Coronel Paredes da Guarda Municipal, Sergio Ramos do Batalhão da PM, olhai pelo nosso bairro.
     O MAIOR DANO É O EMOCIONAL E A INSEGURANÇA

FOTOS DOS DANOS CAUSADOS PELO FURTO









quinta-feira, 7 de março de 2019

O ESGOTO E A EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL  ANGELO FALAVINHA DALPRÁ E O SOLO CONTAMINADO POR FEZES
     O pátio da escola  Angelo Falavinha Dalprá, está contaminado por fezes, proveniente da rede de esgoto.

     Há mais de quinze dias, crianças, professores e funcionários convivem com o fedor de merda que se espalhou pelo terreno no interior da escola. Segundo as reclamações dos pais, nada foi feito para sanar esse sério problema que assola a dependência do espaço escolar.
    De acordo com a diretora, o problema era para estar sanado logo após o retorno do carnaval (quinta feira dia 07/03).  Ou seja, mais uma promessa infundada e não concretizada por parte da prefeitura. Alguns pais estão cogitando em retirar seus filhos da escola, devido aos sérios riscos que estão correndo ao terem contatos com um solo contaminado por fezes.
    Cabe a Secretaria de Educação averiguar e resolver esse problema em caráter de urgência, pois é de conhecimento de todos que: Hepatite A é uma das doenças, que poderá ser adquirida por uma infecção viral, transmitida pelas fezes, ou seja, a pessoa precisa ter o contato com fezes humanas contaminadas, para se contaminar. Neste caso é o que esta ocorrendo no terreno da escola , que inclusive, se encontra isolado por uma fita amarela. Lembramos que nesse isolamento há duas salas de aula em plena utilização por alunos e professores.
    A escola já não tem muito espaço, e com esse problema , menos ainda. Até quando as nossas crianças serão desrespeitadas? 
Esse blog, vem pedir socorro ao Conselho Tutelar que é um órgão que visa atender os interesses das nossas crianças e adolescentes , a Vigilância Sanitária que possui a responsabilidade de fiscalizar um ambiente contaminado e a Secretaria do Meio Ambiente, já que há indícios de que toda a sujeira está  contaminando o solo. 
     Nossas crianças, não merecem ser educadas, meio ao fedor e solo contaminado.
Secretaria de Educação de Colombo, dê atenção as nossas escolas. Senhores secretários e legislativo, procurem fiscalizar as situações de nossos prédios públicos. O que podemos esperar dessas crianças, que estão nessa situação de calamidade pública?
     Quem irá se responsabilizar se por ventura , houver o aparecimento de doenças de pele ou outra infecção nas crianças , professores e colaboradores da Escola Municipal Angelo Falavinha Dalprá?

FOTOS
Área isolada ao acesso de crianças, entre o isolamento há salas de aula



Esgoto com problema. Lado externo da Escola

Muro quebrado para dar vasão de água contaminada do interior da Escola

Parquinho interditado devido ao solo contaminado

Direito de diversão das crianças foram reduzidos

A "Pureza" das crianças está contaminada pelo descaso.

sábado, 2 de março de 2019

DESCASO COM AS CRIANÇAS DA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO CAVASSIN

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÃO RESPEITA OS DIREITOS DAS CRIANÇAS.

      Mediocridade política e regressão continuada é o que vem ocorrendo no sistema de educação de nosso município, o sistema em questão está ferindo os direitos do ECA. Esta semana , este blog recebeu mais uma denúncia, um grito de socorro!
     Mais uma escola de nosso município, encontra-se com problemas físicos estruturais, dessa vez é a Escola Municipal Antonio Cavassin. E o problema não se encontra apenas no muro , ou melhor, na falta do muro que foi ao chão, na última chuva que assolou nosso município, no dia 12 de janeiro.          Essa escola, faz divisa com a Escola Estadual Raulino Costa Curta, e os pais estão preocupados com possíveis contatos entre os adolescentes do nível estadual e as crianças do municipal. O fato é o seguinte: O problema começou no mês de março de 2018, quando o muro veio ao chão devido as chuvas, sete meses após as crianças estarem desprotegidas e sem segurança entre as escolas, a prefeitura com todo seu empenho resolveu levantar novamente a divisa de muro.
   Agora PASMEM: A construção do muro de arrimo, custou aproximadamente R$90.000,00. Isso mesmo. Porém, novamente o muro está ao chão! Este fato ocorreu novamente nesse ano, no período das chuvas de janeiro. 
     E agora Secretaria de Educação e Secretaria de Obras? Nossas crianças irão sofrer mais sete meses fazendo suas aulas de educação física em espaços reduzidos? Será que pais, alunos e funcionários terão que conviver com esses medos? Será que a obra foi mal executada? Ou o material utilizado seria de péssima qualidade? 
   A comunidade escolar precisa de respostas e solução dessa obra, de preferência com extrema urgência. Órgãos competentes, parem de "roubar" a "PUREZA" e a "INOCÊNCIA" de nossas crianças. Colombo, merece mais atenção. Nossas crianças merecem mais respeito. Os pais e a gestão escolar precisam serem atendidos e não ignorados.
   A comunidade escolar exige a reconstrução do muro entre as escolas, de preferência, com qualidade e segurança, pois sabemos que todos os anos temos chuva. Queremos apenas nos precaver de uma possível catástrofe com nossas crianças.
Escola Municipal Antonio Cavassin, precisa urgentemente da atuação do executivo.