LIBRAS INCLUSIVA DENTRO DA GESTÃO MUNICIPAL
Ocorreu na noite desta terça-feira (28/06/2022), o encerramento das duas primeiras turmas do Curso: Colombo+Libras (nível básico), ofertado pela Secretaria da Educação de Colombo, sob a coordenação da profª Andressa de Mattos Viana Costa e da Prof.ª Suzimara do Rocio Brunoro (Coordenadora geral UAB Colombo).
O objetivo do curso é contribuir para a formação dos professores no âmbito da educação inclusiva, facilitando o convívio entre surdos e ouvintes.
O curso foi 100% presencial e prático e foi ministrado pela professora Rosimeri Motin, que é funcionária pública concursada e portadora de necessidades auditivas. Neste aspecto, Colombo sai na frente, por ser pioneiro na oferta desse curso inclusivo para ouvintes.
Tendo em vista a falta de diretrizes nacionais para a constituição de ementa básica para essa disciplina, sugere-se a inclusão de tópicos (esses tópicos abrangem singularidade linguístico-culturais dos alunos surdos, bem como atuação de tradutores-intérpretes de libras/português).
Segundo as coordenadoras Andressa e Suzimara, devido ao grande sucesso do curso, quando divulgado o período de inscrições para as turmas do segundo semestre, a procura foi imensa e tiveram mais de 400 interessados em se especializar, sendo necessário realizar uma lista de espera.
Neste segundo semestre as aulas terão um grande diferencial: as novas turmas foram abertas para a participação da sociedade civil, pois o curso foi oferecido para a comunidade em geral e não apenas para a classe de professores e funcionários municipais.
As coordenadoras ressaltam a importância e a parceria da Faculdade FAEC (Faculdade Educacional de Colombo), por disponibilizar todo o espaço onde é realizado o curso.
Fotos








